Centro Histórico conta com 8 km de rede de Média Tensão e 12 km de rede de Baixa Tensão
Centro Histórico conta com 8 km de rede de Média Tensão e 12 km de rede de Baixa Tensão
São Luís completa 413 anos no dia 8 de setembro e, entre as ações em andamento na capital, está a modernização da rede elétrica do Centro Histórico, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Os investimentos são conduzidos pela Equatorial Maranhão e incluem a ampliação da infraestrutura subterrânea de energia na região.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Atualmente, o Centro Histórico conta com 8 km de rede de Média Tensão e 12 km de rede de Baixa Tensão, atendendo cerca de 1.200 unidades consumidoras, além de prédios públicos e pontos comerciais. De acordo com a distribuidora, foram aplicados R$ 12,4 milhões nos últimos anos na rede subterrânea, e em 2025 estão previstos R$ 6,7 milhões adicionais.
As obras fazem parte do programa Mais Energia Maranhão, que engloba projetos em todo o estado. Segundo a empresa, os recursos incluem a ampliação de subestações, instalação de novas linhas de distribuição, ações de digitalização e manutenção preventiva.
Na capital, está prevista a construção da Subestação Fialho, para atender bairros como Cohama, Olho D’Água, Turu e São Francisco. Também foi implantado o Advanced Distribution Management System (ADMS), sistema que permite monitorar e realizar manobras na rede elétrica em tempo real.
Além da infraestrutura, a distribuidora mantém um hub de inovação, o EQT Lab, localizado na Rua do Giz, no Centro Histórico, que desenvolve projetos de tecnologia para o setor elétrico.
Os investimentos, segundo a empresa, têm como objetivo melhorar a confiabilidade do fornecimento de energia e acompanhar o crescimento urbano de São Luís e de outras cidades maranhenses.