O Maranhão possui 129 casos da doença confirmados.
O Maranhão possui 129 casos da doença confirmados.
Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, nesta terça-feira (21), às 9h, a Campanha de Vacinação Contra Monkeypox, doença anteriormente chamada de “varíola dos macacos”. O Maranhão possui 129 casos da doença confirmados. A abertura da vacinação será no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) – Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís.
O Maranhão recebeu 478 doses da vacina. Além de São Luís, também iniciam a ação de imunização os municípios de Imperatriz e Bacabal. Em São Luís, a vacina monkeypox estará disponível no Centro de Saúde (SAE) do bairro de Fátima, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) – Hospital Universitário Presidente Dutra, além do SAE Bacabal e SAE Imperatriz.
O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina é a Jynneos, produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic. Esse é o mesmo imunizante utilizado nos Estados Unidos e na Europa.
Para a vacinação, serão priorizadas a proteção das pessoas com maior risco de contaminação e evolução para as formas graves da doença. Se enquadram nesses critérios:
Nesse último caso, pós-exposição, também existem regras específicas. O público apto a se vacinar precisa:
Fonte: Governo do Maranhão