O dia 25 de março não é uma data qualquer para o futebol maranhense. A data marca o aniversário de fundação de um dos seus maiores expoentes, além do mais longevo: o Sampaio Corrêa!
A Bolívia Querida de maior torcida do Maranhão celebra 102 anos de história nesta terça-feira (25) e tem muitas conquistas pelas quais se orgulhar, mas busca reencontrar os melhores momentos em meio a crises nos últimos anos.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
Maior campeão maranhense, o Sampaio possui uma galeria de troféus importantes também fora dos limites do estado. Até hoje, o clube é o único do país a se sagrar campeão de três divisões nacionais diferentes: Série B em 1972; Série C em 1997; Série D em 2012. As campanhas vitoriosas na terceira e quarta divisão não tiveram uma única derrota.
A equipe também é detentora de um curioso feito em competições regionais. Campeã da Copa Norte (atual Copa Verde) em 1998 e da Copa do Nordeste em 2018, o Sampaio é o único time do país campeão em dois torneios regionais diferentes.
Os feitos inéditos e até hoje não repetidos colaboram na construção de um verdadeiro folclore em torno do Tricolor de São Pantaleão. As cores do escudo e uniformes, que lembram a bandeira da Bolívia e o Reggae, também são um fator comumente citado por apaixonados por futebol em todo o Brasil para explicar o carinho pela equipe maranhense.
Apesar das inúmeras glórias, o Sampaio está longe de viver grande fase. Depois do acesso à Série B conquistado em 2013, a equipe foi presença frequente em várias temporadas da segunda divisão. As campanhas variaram entre rebaixamentos e disputas pelo acesso.
O tricolor chegou a ficar em quinto, a uma posição da sonhada Série A, em 2022, ano em que todos os quatro melhores times eram campeões da Série A: Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco da Gama. Apesar da grande campanha, o time não manteve o desempenho na temporada seguinte e foi rebaixado.
No ano passado, a equipe viveu o segundo rebaixamento consecutivo e em 2025 disputa a Série D pela primeira vez desde o título invicto em 2012. Na temporada atual, o cenário não é animador. A equipe vinha de 9 jogos sem vencer antes de superar o Viana por 1 a 0 no último domingo (23). O Tubarão, ainda com uma rodada por disputar, também já está eliminado da Copa do Nordeste, além de ter a pior campanha da fase de grupos. A equipe já havia caído na primeira fase da Copa do Brasil, após derrota para a Tuna Luso por 1 a 0.
Com a recente chegada do técnico Gerson Gusmão e de movimentações no elenco, a Bolívia Querida busca se reabilitar na temporada e com a própria torcida. Os 102 anos chegam sem ter muito para se comemorar, mas podem ser um importante ponto de partida para alcançar novamente glórias que se impõem em todo o futebol brasileiro e demarcam o Sampaio Corrêa como um grande símbolo do Maranhão.