O maior grupo de comunicação do Maranhão foi premiado nas categorias Texto e Vídeo, com reportagens sobre o empreendedorismo de pessoas com deficiência.
-dezembro 19, 2025
O maior grupo de comunicação do Maranhão foi premiado nas categorias Texto e Vídeo, com reportagens sobre o empreendedorismo de pessoas com deficiência.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025 coroou na noite desta terça-feira (30) jornalistas responsáveis por contarem grandes histórias do empreendedorismo feito no Maranhão. O Grupo Difusora foi premiado em duas categorias, Texto e Vídeo, com matérias de Gildean Farias e Jherry Dell’Marh, que abordaram iniciativas de pessoas com deficiência.
A cerimônia ocorreu no Golden Shopping Calhau e teve como temática uma sessão especial de cinema, com direito a personagens marcantes representados para destacar qualidades do jornalismo. Ao todo, foram 157 trabalhos inscritos na 12ª edição do prêmio, um recorde no estado que também representa o maior número de submissões no Nordeste e o sexto maior do país.
O prêmio foi dividido nas categorias Universitário, Fotojornalismo, Áudio, Texto e Vídeo. Concorriam matérias de diferentes abordagens que deram espaço a projetos criativos e de empreendedores maranhenses, com olhares voltado para iniciativas de protagonismo feminino, negro, quilombola e indígena, além de inovações por meio do digital, da bioeconomia, de políticas públicas, entre outros.

O Portal Difusora News ficou em segundo lugar na categoria Texto, que teve 34 indicados, com a matéria “Empreendedorismo inclusivo: como pessoas com deficiência superam barreiras sociais e econômicas para gerar renda e inclusão no Maranhão”, de Gildean Farias. Na visão do jornalista, a conquista reconhece uma pauta social fundamental.
“A matéria mostra como pessoas com deficiência no Maranhão têm usado o empreendedorismo para superar barreiras sociais e econômicas, construindo renda e inclusão. Como jornalistas, contamos histórias que transformam, e hoje também estamos escrevendo a nossa”, afirma Gildean.
Outro trabalho que ganhou destaque foi a matéria “Mulheres superam deficiência visual e a transformam em eficiência empreendedora”, produzida por Jherry Dhell’Marh para a TV Difusora. Com reportagem de Vonnis Mascarenhas, a matéria ficou em terceiro lugar na categoria Vídeo, que recebeu o maior número de submissões: 81 trabalhos.
“Nunca imaginei que chegaria até aqui, e essa conquista representa muito mais do que um reconhecimento pessoal. É um estímulo para continuar contando histórias que inspiram e fortalecem outras pessoas. Esse prêmio é um incentivo para seguir adiante, sempre acreditando no poder do jornalismo em dar voz e visibilidade a quem faz a diferença”, diz Jherry.
As conquistas ocorrem poucos dias após o Prêmio Roberto Fernandes de Jornalismo, da Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), que também destacou uma reportagem da TV Difusora. Para Adalberto Melo, diretor de Jornalismo da Difusora, as vitórias representam importantes apontamentos para o trabalho feito pelo grupo em todo o estado.
“Estamos muito felizes em, pela segunda semana seguida, termos o trabalho de nossos profissionais reconhecidos e premiados. Isso aumenta a nossa responsabilidade em fazer um jornalismo ágil e voltado ao interesse público, ao passo que também nos estimula a continuar o trabalho diário em busca de informação relevante para os nossos públicos”, explica Adalberto.