
A Campanha da Fraternidade 2025 (CF), realizada pela da Igreja Católica, propõe um debate sobre o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, extraído do livro bíblico Gênesis 1, 31. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta Quarta-feira de Cinzas (5), em Brasília (DF).
Em tempos de urgente crise socioambiental, a Campanha visa um processo de conversão integral, ouvindo a voz da população mais pobre. A Campanha da Fraternidade surge como uma forma de celebrar o início do Tempo da Quaresma, que são os 40 dias de preparação para a Páscoa.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A cerimônia de lançamento foi transmitida em sinal aberto pela emissora católica “Canção Nova” e retransmitida por outras emissoras católicas. O público poderá acompanhar a transmissão pelo canal do YouTube e pelas redes sociais da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
CF em São Luís
Em São Luís, a missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2025 será realizada neste sábado (8), no Ginásio Castelinho, com concentração a partir das 15h e missa às 17h. A celebração será presidida por Dom Gilberto Pastana, Arcebispo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Segundo o coordenador da comunicação da Arquidiocese de São Luís, padre Jadson, a celebração será concelebração por 59 padres de 15 municípios que compõem a Arquidiocese de São Luís. Além disso, é esperado a presença de autoridades, representantes de instituições sociais, coordenadores de pastorais e demais fiéis da igreja católica.
“São esperados um público de aproximadamente 8 mil pessoas. A campanha da Fraternidade 2025 nos convida a refletir sobre a profunda interconexão entre o Criador e toda a sua criação. Recebemos a missão de zelar pela nossa casa comum, considerando a integridade das dimensões ambientais, humana e espiritual. Assim, a campanha quer ser um momento importante na vida e na caminhada do povo de todo o Brasil, mas de modo especial dos católicos da nossa querida Arquidiocese de São Luís do Maranhão”, ressaltou o padre Jadson.
Inspiração do tema
O tema “Fraternidade e Ecologia Integral” é inspirado na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. Em 2025, completam-se 10 anos da carta, além dos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, da recente Exortação Apostólica Laudate Deum, dos 10 anos de criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e da realização da COP 30 – a primeira na Amazônia, em Belém (PA).
A campanha também acolhe a sugestão das Comissões Especiais da CNBB para a Amazônia e Ecologia Integral e Mineração.
Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha tem como ponto alto a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos, que neste ano será nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.
Programação da cerimônia de lançamento
A CNBB iniciou as atividades na Quarta-feira de Cinzas com uma missa, às 9h, presidida pelo secretário-geral, Dom Ricardo Hoepers. A cerimônia de lançamento da CF 2025 teve início em seguida, às 10h, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade.
Durante a cerimônia, conduzida pelo secretário-geral e pelo coordenador de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen, foram apresentados a Mensagem do Papa Francisco e um vídeo com um balanço dos projetos apoiados, em 2024, pelo Fundo Nacional de Solidariedade, composto pela Coleta Nacional da Solidariedade.
Tags: brasilia, cnbb, igreja católica, São Luís