CPAM-SUL é responsável por uma das maiores áreas da capital, com cerca de 164 bairros e população estimada entre 470 mil e 500 mil pessoas
-dezembro 24, 2025
CPAM-SUL é responsável por uma das maiores áreas da capital, com cerca de 164 bairros e população estimada entre 470 mil e 500 mil pessoas
O tenente-coronel Fábio, comandante do Comando de Policiamento da Área Metropolitana Sul (CPAM-SUL), participou do programa Deu Treta, da TV Difusora, para apresentar o balanço das ações de segurança realizadas em 2025. A entrevista abordou os resultados obtidos na região do eixo Itaqui-Bacanga, BR-135 e áreas adjacentes, incluindo o Grande Polo do Coroadinho.
Segundo o comandante, o CPAM-SUL é responsável por uma das maiores áreas da capital, com cerca de 164 bairros e população estimada entre 470 mil e 500 mil pessoas. A região é atendida por três batalhões: o 1º BPM, o 21º BPM e o 42º BPM.
De acordo com o tenente-coronel Fábio, ao assumir o comando em janeiro, a área apresentava altos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A partir de estratégias baseadas em inteligência policial, uso de tecnologia e valorização do efetivo, foi possível alcançar uma redução de 22% nesses crimes ao longo do ano.
O comandante destacou ainda o aumento de 30% no policiamento ostensivo nas ruas, viabilizado por jornadas extras remuneradas, o que contribuiu para retirar policiais do trabalho informal e fortalecer a presença da corporação nas comunidades.
Outro ponto ressaltado foi o crescimento expressivo nas apreensões. Houve aumento de cerca de 170% na retirada de armas de fogo de circulação e mais de 5.000% na apreensão de drogas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo o CPAM-SUL, as ações focaram na identificação e prisão dos principais responsáveis por crimes na região.
Além do combate direto à criminalidade, o comandante destacou investimentos na estrutura dos quartéis, com melhorias em alojamentos e condições de trabalho, o que ajudou a motivar a tropa. A atuação integrada com a Polícia Civil, Ministério Público e a comunidade também foi apontada como essencial para os resultados.
Ao final da entrevista, o tenente-coronel Fábio afirmou que o trabalho continuará em 2026, com foco na redução contínua da criminalidade e no fortalecimento do diálogo com a sociedade. Ele reforçou que o comando mantém as portas abertas para sugestões e críticas da população, destacando a importância da parceria entre polícia e comunidade para garantir mais segurança.