Quatro aves silvestres mantidas em cativeiro de forma ilegal, foram resgatadas por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quarta-feira (9). Os pássaros foram resgatados após serem encontradas presos em gaiolas no município de Açailândia, a 563 km de São Luís.
O resgate das aves aconteceu em duas ações distintas no município. No primeiro caso, os policiais identificaram uma ave presa em uma gaiola na frente de uma casa. Uma mulher disse aos agentes ser proprietária da ave, porém confessou que não tinha permissão, licença ou autorização para capturar a ave.
📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
A ave, um coleirinho (Sporophila caerulescens) foi apreendida junto com a gaiola e entregues, posteriormente ao posto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Imperatriz.
As outras três aves estavam em gaiolas na frente de uma residência, situada na localidade Vila Maranhão, em Açailândia. O proprietário das gaiolas confessou não tem permissão para capturar as aves.
As gaiolas e as aves, dois coleirinhos (Sporophila caerulescens) e um bigode (Sporophila lineola), foram entregues ao posto do Ibama em Imperatriz, para a adoção das medidas necessárias.
Segundo a PRF, nenhuma das quatro aves apresentava sinais de maus-tratos, mas todas eram mantidas em cativeiro sem qualquer autorização, o que configura crime ambiental conforme o Art. 29 da Lei nº 9.605/1998 – a Lei de Crimes Ambientais.
Nos dois casos, os proprietários podem responder pelos crimes de matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre.