A informação consta no boletim divulgado pelo governo estadual às 9h deste domingo (22). Segundo o levantamento, há 1.332 desabrigados no estado.
-fevereiro 2, 2026
A informação consta no boletim divulgado pelo governo estadual às 9h deste domingo (22). Segundo o levantamento, há 1.332 desabrigados no estado.
O grande volume de chuvas que causou estragos em diversas localidades do Rio Grande do Sul desalojou 5.958 pessoas até o momento. A informação consta no boletim divulgado pelo governo estadual às 9h deste domingo (22). Segundo o levantamento, há 1.332 desabrigados no estado.
É considerado desalojado quem teve que deixar o local onde mora e se alojou temporariamente na casa de parentes ou amigos, hotéis ou pousadas. Já os desabrigados são aqueles que precisaram ir para abrigos públicos ou de instituições assistenciais.
De acordo com o novo relatório da Defesa Civil gaúcha, uma pessoa está desaparecida e outra ficou ferida. Três mortes foram confirmadas.
Até o momento, o total de pessoas resgatadas pelas forças de segurança do estado chega a 733. O governo contabiliza ainda 139 animais resgatados.
O informe voltou a ser divulgado após o início dos temporais da semana passada. Em maio e abril de 2024, com a ocorrência de eventos climáticos extremos que causaram 183 mortes, deixaram desabrigados e provocaram danos em todo o estado, a frequência dos informes era de duas vezes ao dia.
Ao todo, 126 municípios sofrem prejuízos pelas fortes chuvas. O município de Jaguari, centro-oeste do Rio Grande do Sul, teve o estado de calamidade pública reconhecido pelo governo.
Vinte municípios estão em situação de emergência: