Esclarecimento ocorre após informações de que Enilton Rodrigues teria sido lançado como pré-candidato
Esclarecimento ocorre após informações de que Enilton Rodrigues teria sido lançado como pré-candidato
O PSOL Maranhão negou a oficialização de qualquer candidatura e ressaltou que decisões sobre pleitos de 2026 dependerão de aprovação em convenção pública, após amplo debate democrático.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O esclarecimento ocorre após informações de que Enilton Rodrigues teria sido lançado como pré-candidato ao governo do Estado durante a conferência eleitoral estadual do partido, realizada no dia 6 de setembro.
Em nota à imprensa, o Diretório Estadual do PSOL afirmou que é legítimo qualquer filiado se apresentar como pré-candidato e pleitear reconhecimento do partido para compor chapas majoritárias ou proporcionais. Porém, a oficialização de candidaturas só ocorre após deliberação coletiva e democrática do partido.
O PSOL destacou que, até o momento, não há decisão oficial sobre nomes ou tática eleitoral para 2026. As definições serão fruto de ampla discussão coletiva, envolvendo instâncias partidárias e militância.
Diversos nomes já se colocam à disposição para debate interno. Entre os pré-candidatos ao governo do Estado estão: Valdeny Barros (Barreirinhas), Lindenberg Cunha Braga (Santa Inês) e Enilton Rodrigues (Arame). Para o Senado, os nomes são: Antônia Cariongo (Santa Rita), Aline Maria e Luís Noleto (São Luís), Aluísio Melo (Imperatriz) e Moisés da Juventude (Timon).
O partido informou que o 1º Seminário Eleitoral do PSOL no Maranhão, destinado a discutir tática eleitoral, será realizado no início de outubro, com ampla participação da base.
O PSOL lamentou a postura de filiados que divulgaram decisões pessoais como se fossem oficiais, pedindo correção das informações para garantir esclarecimento à população maranhense.