A mulher já não convivia com o ex-companheiro desde 2010, mas não havia oficializado a separação.
-fevereiro 12, 2026
A mulher já não convivia com o ex-companheiro desde 2010, mas não havia oficializado a separação.
A professora Leonildes de Cássia Assis de Sousa formalizou o divórcio e oficializou uma nova união em menos de uma hora durante o projeto Vagão da Conciliação, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec/TJMA). A ação foi realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, dentro do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás.
Segundo o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Leonildes não convivia com o ex-companheiro, Antônio José de Sousa, desde 2010, mas ainda não havia oficializado a separação. O ex-casal tem filhos e já havia resolvido questões como pensão alimentícia e outros acordos pendentes, restando apenas a formalização do divórcio.
Ela mantém relacionamento com o atual companheiro desde 2014, porém a união também ainda não havia sido formalizada.
A professora soube do projeto ao ouvir passageiros comentando sobre o Vagão da Conciliação durante a viagem entre Açailândia e São Luís. O programa oferece atendimento jurídico gratuito e mediação de conflitos judiciais diretamente no trem.
Durante parada na estação de Alto Alegre do Pindaré, Leonildes recebeu a sentença de divórcio das mãos do coordenador do Nupemec, juiz Rodrigo Nina. Em seguida, também oficializou a união estável com o atual companheiro. Os dois procedimentos foram realizados com a participação do ex e do atual parceiro por meio de videochamada.
“Uma novidade maravilhosa. Nem tinha planos para isso e aconteceu, mas foi maravilhoso. Já saí com meu divórcio em mãos e já casei de novo, muito bom”, declarou Leonildes.
O Vagão da Conciliação é um projeto pioneiro do TJMA que leva serviços de mediação e conciliação à população que utiliza o trem da Estrada de Ferro Carajás.
De acordo com o Tribunal, somente neste ano já foram realizados 114 atendimentos, com índice de 100% de acordos nas 20 audiências promovidas durante a ação.