Agentes encontraram dois curiós vivos e uma paca abatida escondida em veículo.
Agentes encontraram dois curiós vivos e uma paca abatida escondida em veículo.
Durante uma ação de fiscalização realizada na noite desta segunda-feira(15), a Polícia Rodoviária Federal(PRF) flagrou um homem transportando animais silvestres no km 543 da BR-316, no município de Caxias.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Após abordarem o veículo, os policiais avistaram uma gaiola no assoalho do veículo, próxima aos pés do passageiro. Ao ser questionado, ele afirmou que se tratava de dois curiós machos, comprados por R$100,00 na cidade de Zé Doca de um homem não identificado.

Os policiais ainda localizaram no porta-malas do veículo uma caixa térmica contendo uma paca morta, que segundo o homem, se tratava de carne de porco, mas depois acabou confessando que era uma paca recebida de presente de um morador também da cidade de Zé Doca.
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a caça, o transporte e a comercialização de animais silvestres são práticas proibidas, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem mata, persegue, caça, apanha ou utiliza espécimes da fauna silvestre sem autorização.
Os dois curiós encontrados foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, em Teresina (PI), para receberem os cuidados adequados.
A ocorrência foi enquadrada como crime ambiental por matar, perseguir, caçar, apanhar ou vender espécimes da fauna silvestre sem autorização legal. O passageiro se comprometeu a comparecer em juízo quando for solicitado.