As fiscalizações ocorreram nas BRs 010, 135, 226 e 222, resultando em seis registros de infrações ambientais.
-dezembro 4, 2025
As fiscalizações ocorreram nas BRs 010, 135, 226 e 222, resultando em seis registros de infrações ambientais.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a Operação Proteção Integral, focada no combate a crimes ambientais nas rodovias federais do Maranhão, especificamente contra a poluição atmosférica e sonora gerada por veículos de carga. As fiscalizações ocorreram nas BRs 010, 135, 226 e 222, resultando em seis registros de infrações ambientais.
Foram autuados veículos em Gonçalves Dias e Barra do Corda por emissão excessiva de fumaça, seja por irregularidade no sistema de exaustão ou fumaça branca intensa. Em São Luís, na BR-135, um caminhão foi flagrado emitindo fumaça negra em níveis muito acima do aceitável, representando risco direto à saúde.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Adicionalmente, nesta terça-feira (2), na BR-226 em Barra do Corda, três caminhões foram autuados por circular com descarga livre (sem silenciador), violando os limites de emissão sonora.
A operação resultou na lavratura de termos circunstanciados de ocorrência, autos de infração ambiental e notificações. A PRF atuou conforme o arcabouço legal que rege o controle de poluição, incluindo resoluções do CONAMA, CONTRAN, o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A PRF reforça o compromisso com ações contínuas para preservar a qualidade do ar e reduzir riscos à fauna, flora e à saúde da população maranhense.