O caminhão e toda a carga foram retidos no posto da PRF em Balsas
-dezembro 29, 2025
O caminhão e toda a carga foram retidos no posto da PRF em Balsas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de madeira nativa serrada transportada de forma irregular na BR-230, em Balsas.
A ação ocorreu no sábado (27) por volta das 17h, no km 412 da rodovia, quando os agentes abordaram um caminhão tracionado por semirreboque que seguia no sentido decrescente da via. Durante a fiscalização, o motorista informou que transportava madeira e apresentou a documentação exigida para o transporte da carga.
Após a análise inicial, a nota fiscal e a guia florestal apresentadas estavam regulares e autorizavam o transporte de 21,18 metros cúbicos de madeira nativa serrada da espécie Dinizia excelsa Ducke, conhecida como angelim-vermelho.
No entanto, durante a cubagem da carga, os policiais constataram que o volume real era de 26,67 metros cúbicos, o que representa um excesso de cerca de 25% em relação ao volume declarado. O percentual ultrapassa o limite de tolerância de 10% previsto na Instrução Normativa nº 21/2014 do IBAMA.
Diante da irregularidade, o Documento de Origem Florestal (DOF) foi considerado inválido. A ocorrência foi enquadrada, a princípio, como crime ambiental relacionado ao transporte e aquisição de madeira sem licença válida.
O caminhão e toda a carga foram retidos no posto da PRF em Balsas e ficaram à disposição da SEMA-MA, que deverá adotar as medidas administrativas e ambientais cabíveis.