Objetivo é garantir que o maior número possível de famílias tenha acesso à televisão aberta
Objetivo é garantir que o maior número possível de famílias tenha acesso à televisão aberta
O programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações, prorrogou até 11 de dezembro de 2025 o prazo para famílias de baixa renda solicitarem a instalação gratuita de antenas parabólicas digitais. No Maranhão, 25 municípios estão incluídos nesta prorrogação da fase A do programa.
📱Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O objetivo é garantir que o maior número possível de famílias tenha acesso à televisão aberta e de qualidade, especialmente após a desativação das antigas parabólicas, que utilizavam a mesma faixa de frequência do sinal 5G.
Além do Maranhão, a ampliação do prazo também beneficia famílias do Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Com as duas etapas do programa, o Maranhão soma 46 municípios atendidos — 25 na fase A e 21 na fase B, que começa nesta segunda-feira (13).
O Brasil Antenado é executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), em parceria com a Anatel e o Ministério das Comunicações. A iniciativa faz parte da reestruturação da faixa de 3,5 GHz, liberada para a operação do 5G no Brasil.
Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem agendar a instalação gratuita pelo site: brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp).
O kit inclui antena, receptor e instalação sem custo algum para o beneficiário.
Segundo o Ministério das Comunicações, a iniciativa assegura o acesso à informação como um direito fundamental, promovendo inclusão digital e social em regiões com sinal insuficiente.