Decisão é um desdobramento da federação formada entre o PP e o União Brasil
Decisão é um desdobramento da federação formada entre o PP e o União Brasil
O Progressistas (PP) anunciou, nesta quarta-feira (8), o afastamento do ministro do Esporte, André Fufuca, de todas as decisões internas da legenda. A medida ocorre após o parlamentar maranhense desobedecer a orientação partidária de deixar o cargo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no WhatsApp!
Em nota assinada pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, o PP informou ainda que fará uma intervenção no diretório estadual do Maranhão, retirando Fufuca do comando da sigla no estado.
“Diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido”, diz o comunicado oficial.
A decisão é um desdobramento da federação formada entre o PP e o União Brasil, chamada de União Progressista, que anunciou em setembro a saída da base governista no Congresso Nacional. Na ocasião, foi determinado que todos os filiados com mandato e cargos na administração federal deveriam pedir exoneração, incluindo os ministros de Estado.
O prazo dado para Fufuca deixar o cargo, mas o ministro optou por permanecer e reafirmar seu alinhamento com o presidente Lula. Durante evento do programa Minha Casa, Minha Vida, realizado na segunda-feira (6) em Imperatriz (MA), Fufuca declarou que “pode estar com o corpo amarrado, mas a alma e o coração estão livres para ajudar Lula”.
Em publicação nas redes sociais, o ministro reforçou que sua prioridade é o povo e o desenvolvimento do Maranhão.
“Minha fidelidade é, primeiramente, ao povo que confiou o seu voto e me concedeu a honra do mandato. Seguirei contribuindo de forma construtiva e dedicada para a boa gestão e governabilidade do país, lado a lado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”
Enquanto enfrenta problemas dentro do PP, André Fufuca tem ampliado sua presença política no Maranhão. Apenas em 2025, o Ministério do Esporte já destinou R$ 82 milhões em recursos para 75 municípios maranhenses, mais do que o dobro do total liberado em 2024.
Os investimentos incluem construção e reforma de quadras, estádios e espaços comunitários, consolidando a influência do ministro no estado e fortalecendo seu nome de olho em uma possível candidatura ao Senado em 2026.