Dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (28) pela ONG Todos Pela Educação.
-dezembro 14, 2025
Dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (28) pela ONG Todos Pela Educação.
A educação, assim como outros setores da sociedade, sofreu grandes impactos com a pandemia de Covid-19. Apesar de passados 5 anos desde a chegada da doença ao Brasil, as escolas ainda enfrentam desafios para retomar a qualidade do ensino no cenário pré-pandêmico.
Um levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (28) pela ONG Todos Pela Educação revela dados que ajudam a compreender esse cenário. No Maranhão, por exemplo, houve avanços principalmente em relação a alunos do 5º ano do ensino fundamental. Contudo, a situação não é animadora para os estudantes de nível médio.
📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
Para a pesquisa, foram utilizados os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado para estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio para avaliar o desempenho em matemática e língua portuguesa. Em todos os níveis, os resultados de 2023 não atingiram os índices de 2019, ou seja, antes da pandemia.
Apesar dos resultados pré-pandêmicos ainda não recuperados em nível nacional, algumas Unidades Federativas (UFs) superaram individualmente os índices de 2019 em determinados segmentos avaliados.
O Maranhão tem destaque entre estudantes da rede pública do 5º ano do Ensino Fundamental. O estado é o único entre todas as UFs a reduzir o percentual de estudantes nessa categoria com nível de aprendizado considerado abaixo do básico tanto em língua portuguesa como em matemática. Além disso, houve avanço nos percentuais de alunos com o nível de aprendizado tido como o adequado nessa faixa etária.
Aprendizagem adequada no 5º ano fundamental em 2023
Apesar dos avanços conquistados, o Maranhão ainda mantém o alerta ligado para os índices de educação. O estão ainda ocupa as últimas posições do país na maioria dos índices, inclusive aqueles em que houve melhora no comparativo com o cenário pré-pandêmico.
O maior progresso alcançado, no percentual de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental com o nível adequado de aprendizagem, permanece bem abaixo da média nacional, que foi de 55,1% para língua portuguesa e 43,5%, em matemática. Esses índices eram de 56,5% e 46,7% em 2019, respectivamente.
Outro aspecto que deve ser observado com atenção é em relação aos estudantes de nível médio. O estado apresentou os piores resultados em relação a estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública considerados abaixo da aprendizagem básica em todo o Brasil.
Para língua portuguesa, houve um recuo de 0,3% no índice em comparação aos dados de 2019, com 48% dos estudantes abaixo do básico. O dado mais preocupante é o da aprendizagem de matemática. Com uma piora e 2,8% em relação ao período pré-pandemia, o Maranhão tem 73,3% dos estudantes abaixo do nível considerado básico.