Portos nordestinos movimentaram 150,5 milhões de toneladas de janeiro a junho
-dezembro 15, 2025
Portos nordestinos movimentaram 150,5 milhões de toneladas de janeiro a junho
Os portos do Maranhão tiveram papel de destaque no balanço da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre a movimentação portuária no Nordeste no primeiro semestre de 2025. Juntos, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e o Porto do Itaqui responderam por mais de 92 milhões de toneladas de cargas.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Segundo a Antaq, os portos nordestinos movimentaram 150,5 milhões de toneladas de janeiro a junho, superando em 1,2 milhão de toneladas o volume registrado no mesmo período do ano passado. O comércio exterior também avançou, com alta de 3,27% nas importações e 3,22% nas exportações.
No Maranhão, o Terminal de Ponta da Madeira, voltado principalmente ao escoamento do minério de ferro, manteve a liderança regional com 75,2 milhões de toneladas. Já o Porto do Itaqui movimentou 17,2 milhões de toneladas, resultado de operações com combustíveis e grãos.
Além do Maranhão, outros portos também tiveram bons números. Em Pernambuco, o Complexo de Suape registrou 10,9 milhões de toneladas, incluindo a exportação de 37.668 veículos apenas neste semestre. Na Bahia, o Terminal Aquaviário de Madre de Deus alcançou 9,9 milhões de toneladas, com foco em derivados de petróleo. Já o Porto do Pecém, no Ceará, somou 9,5 milhões de toneladas, destacando-se no transporte de grãos e fertilizantes.
O bom desempenho dos portos nordestinos reflete diretamente na economia regional. No Maranhão, por exemplo, o crescimento de 1,9% do PIB no primeiro trimestre de 2025 foi atribuído em grande parte ao funcionamento estratégico do Porto do Itaqui.