Maranhão soma 19 reconhecimentos federais de situação de emergência
Maranhão soma 19 reconhecimentos federais de situação de emergência
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira (25) a situação de emergência em Porto Franco, no Maranhão. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O município ainda enfrenta os impactos do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, ocorrido no fim do ano passado. A estrutura ligava a BR-010 (Belém–Brasília) à BR-226, no Tocantins. O colapso provocou a queda de sete veículos no rio Tocantins, sendo que três transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas.
O acidente causou graves danos humanos, materiais e ambientais, atingindo toda a população local, especialmente as comunidades ribeirinhas que dependem do rio.
Com o reconhecimento, a prefeitura pode agora solicitar recursos federais para ações emergenciais, como:
• compra de cestas básicas e água mineral,
• fornecimento de refeições a trabalhadores e voluntários,
• distribuição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Atualmente, o Maranhão soma 19 reconhecimentos federais de situação de emergência, sendo 11 por chuvas intensas, três por estiagem, dois por colapso de edificações, dois por alagamentos e um por erosão de voçorocas.
As cidades que recebem o reconhecimento federal podem pedir apoio financeiro ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.
Além disso, a Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD e na execução das ações de proteção e defesa civil.