300 trabalhadores atuam em dois turnos para garantir que o cronograma seja cumprido
300 trabalhadores atuam em dois turnos para garantir que o cronograma seja cumprido
As obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), chegaram a 90% de execução. O avanço mantém o ritmo acelerado estabelecido desde o início dos trabalhos e coloca o DNIT perto de restabelecer a ligação rodoviária entre Maranhão, Tocantins e toda a Região Norte.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A construção começou em caráter emergencial em 31 de dezembro de 2024, nove dias após o colapso da antiga ponte.
Segundo o DNIT, mais de 300 trabalhadores atuam em dois turnos para garantir que o cronograma seja cumprido. A obra só pôde avançar com essa velocidade porque conta com orçamento federal garantido: cerca de R$ 171 milhões destinados pelo Governo Federal.
Uma das estratégias para acelerar o processo foi a fabricação simultânea de peças pré-moldadas, enquanto outras etapas eram executadas no local. Foram produzidas 2.062 pré-lajes e 45 vigas pré-fabricadas — todas já instaladas.
Agora, as equipes trabalham na finalização das aduelas, protensões, juntas de dilatação e instalação do guarda-corpo metálico. As barreiras de proteção do tipo New Jersey também estão sendo concluídas.
Após a união total das duas extremidades da travessia, serão realizados os serviços finais: pavimentação, sinalização e a prova de carga, que antecede a liberação da ponte para o tráfego.
A nova estrutura é aguardada por quem depende da BR-226 para transporte de cargas e deslocamento entre os estados, garantindo novamente a integração viária da Região Norte com o restante do país.