O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) iniciou na última segunda-feira (15) a análise dos Embargos de Declaração na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que anulou os votos do Partido Social Cristão (PSC) e causou a perda dos mandatos dos deputados Wellington do Curso e Fernando Braide.
O relator do processo, o desembargador Paulo Velten, anulou e rejeitou a ordem levantada pelo deputado em exercício, Alexandre Henrique, conhecido como Soldado Leite, que pretendia anular o julgamento ao afirmar de que não havia sido citado.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp
Da mesma maneira, os juízes José Valterson de Lima, Angelo Antonio Alencar dos Santos e a juíza Rosângela Prazeres Macieira também rejeitaram o pedido. Enquanto que o jurista Rodrigo Maia pediu vista e Tarcísio Almeida Araújo e o presidente José Gonçalo de Sousa Filho aguardam pelo voto-vista.
Dessa forma, são quatro votos que concordam com a condenação e outros três que não votaram ainda. O Partida ainda pode recorrer da decisão final via Tribunal Superior Eleitoral.
O julgamento retorna na segunda-feira (22), às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da TRE.
Em nota enviada ao Portal Difusora News, o deputado Fernando Braide informou que vai aguardar a conclusão do julgamento ‘confiante na verdade e na justiça’.
O Difusora News tentou entrar em contato com os deputados Wellington do Curso e Soldado Leite, mas até o momento, não obtivemos retorno dos parlamentares.
Entenda o caso
No mês de abril, o Difusora News mostrou que os deputados Fernando Braide (PSD) e Wellington do Curso (Novo) tiveram seus mandatos cassados depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entendeu que houve fraude nas cotas de gênero nas eleições de 2022. Dessa forma, resolveu cassar todos os votos da chapa do Partido Social Cristão (PSC).
Apesar de estarem, atualmente, em partidos diferentes, os dois deputados foram eleitos em 2022 quando estavam filiado ao PSC.
Tags: Fernando Braide, TRE, Wellington Curso