Tebet assume Ministério do Planejamento nesta quinta-feira

A senadora Simone Tebet (MDB) assume, nesta quinta-feira (5), o comando do Ministério do Planejamento. A cerimônia, inicialmente programada para acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil, foi alterada para o Palácio do Planalto, às 10h, em meio à grande expectativa de público. Até o momento, 780 pessoas já confirmaram presença.

A inclusão de Tebet na Esplanada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorre após uma série de impasses e negociações. Durante o governo de transição, a senadora, que tinha como opção preferencial o Ministério do Desenvolvimento Social, foi sondada para as pastas de Meio Ambiente, Cidades e Turismo.

No fim de dezembro, Tebet aceitou chefiar o Planejamento, mas, assim como noticiou o SBT News, fez exigências para turbinar o ministério. Entre elas está o compartilhamento do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) com a Casa Civil, que será comandada pelo atual governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA).

Ainda é esperada uma aliança da senadora com Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda. “Nós [Tebet e Haddad] já começamos tendo três identidades: somos professores universitários, ele [Haddad] tem parentes no meu estado e somos de origem libanesa. Então, não tem como dar errado”, disse Tebet no dia que foi anunciada.

No total, o governo conta 37 ministros. Todos foram empossados oficialmente no último domingo (1º.jan), mas as cerimônias para simbolizar a transição dos cargos são feitas separadamente. Os últimos a assumirem as respectivas pastas foram Marina Silva (Meio Ambiente), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento e Indústria) e Ana Moser (Esportes).

Tags: Assume, ministério, planejamento, simone tebet