O governador Carlos Brandão (PSB) sancionou a Lei nº 12.110/2023, originária do PL 452/2023, de autoria do deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB), que considera o Festival do Abacaxi, realizado em São Domingos do Maranhão, Patrimônio Cultural do Estado, incluindo festa no calendário oficial de eventos.

O Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão é uma celebração anual que destaca a cultura e produção de abacaxis na região. O evento conta com exposições de frutas, feira de produtos locais, apresentações culturais e gastronomia típica, atraindo visitantes de todo o estado.

“Com a sanção dessa importante lei, o Festival do Abacaxi passa a contar com a proteção legal e constitucional, sendo inserido no calendário oficial de eventos do estado, recebendo anualmente apoio financeiro do governo estadual para a sua realização, não apenas da atual gestão, mas das futuras, ampliando cada vez mais a divulgação da cultura do abacaxi sandominguense para o estado inteiro, para o Brasil e até para o mundo”, explicou o deputado Rodrigo Lago.

Em 2023, foi realizada o IV Festival do Abacaxi, que contou com o apoio do Governo do Maranhão, tendo na programação atrações locais, para divulgar a cultura sandominguense e, também, artistas nacionalmente conhecidos. Também houve ações para atrair turistas que puderam conhecer o evento, auxiliando na abertura dos mercados privados e facilitando a comercialização do fruto.

Fonte: ALEMA

Tags: abacaxi, Maranhão, patrimonio cultural, São Domingos do Maranhão