O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (11) a escolha de Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Assumindo o lugar que antes pertencia a Flávio Dino, que vai ocupar  cargo no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Hoje é um dia muito feliz para mim. Feliz porque eu estou diante de um companheiro [Flávio Dino] que está prestando serviço extraordinário ao país, à Justiça brasileira, e que, acertadamente o Congresso homologou para que seja a partir de 22 de fevereiro o novo ministro do STF”, afirmou Lula.

“E feliz porque tenho do meu lado esquerdo um companheiro [Ricardo Lewandowski] que foi extraordinário ministro da Suprema Corte e que deixa uma cadeira vazia que vai ser ocupada por Flávio Dino, não a mesma dele, mas a da Suprema Corte. E ele vai ocupar a cadeira do Flávio Dino”, completou o presidente.

O presidente Lula acrescentou também que dará total liberdade para que Lewandowski escolha sua equipe para compor o Ministério, mas que dará a aprovação final.

“Qualquer ministro meu é indicado, eu indico por uma relação de confiança, eu digo ‘monta seu governo, quando você estiver com o governo montado, você me procure que eu vou ver se tenho coisas contrárias a alguém ou tenho alguma indicação para fazer. Normalmente, tenho por hábito cultural não indicar ninguém em nenhum ministério, eu quero que as pessoas montem o time com que vão jogar”, disse Lula.

“(Em 1º de fevereiro) ele já vai ter uma equipe montada, vai conversar comigo e ainda vamos discutir quem fica, quem sai, quem entra, quais são as novidades”, acrescentou o presidente.

Lewandowski será nomeado em 19 de janeiro e tomará posse até 1º de fevereiro. Até lá, Flávio Dino segue no comando do Ministério da Justiça. Por seguinte, assume sua vaga no Senado e, por fim, toma posse no STF em 22 de fevereiro.

Tags: Flávio Dino, Lula, Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski