‘Raspadinha’ da Caixa vai voltar! Ministério da Fazenda autorizou o retorno

O Ministério da Fazenda autorizou a Caixa Econômica Federal a retomar a Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva), conhecida popularmente no Brasil como “raspadinha”. A portaria afirma que a emissão será em “caráter transitório” e deverá ser feita pela Caixa Econômica Federal pelo prazo de 24 meses. Os bilhetes poderão ser comercializados em meio físico ou digital.

Ainda segundo o documento, os planos de emissão e distribuição deverão ser submetidos ao ministério no prazo de trinta dias, a contar da publicação da portaria, “para fins de análise e homologação”.

A portaria ainda informa que a comercialização da Lotex pela Caixa pode ser prorrogada “até o início da execução indireta pelo operador vencedor do processo licitatório da concessão”.

Em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto regulamentando a Lotex e prevendo abertura de licitação para empresas venderem a “raspadinha”.

A Loteria Instantânea, em que o apostador sabe imediatamente o resultado do jogo, foi criada em 1990 e funcionou até 2016, quando teve suspensão confirmada por meio de decreto no governo do então presidente Michel Temer (MDB).

Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um consórcio internacional venceu o leilão para comercializar a “raspadinha”.

O grupo, porém, abandonou o processo por falta de acordo com o governo e a Caixa sobre uso da rede de lotéricas para distribuição dos bilhetes.

*Com informaçoes do SBT News

Tags: Caixa, Lotex, Raspadinha