Uma das principais obras anunciadas pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT), durante visita a São Luís, nesta sexta-feira (21), foi a construção de novo trecho da Avenida Litorânea, que ligará o Olho d’Água ao Araçagi. O investimento na mobilidade urbana da Região Metropolitana será de R$ 230 milhões.
Entretanto, não foi a relevância da obra e tampouco o valor que será investido na construção do corredor de trânsito, o que mais chamou a atenção durante o discurso de Lula, mas a revelação do presidente sobre como ele decidiu incluir a construção do trecho litorêneo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
De acordo com Lula, o governador Carlos Brandão (PSB) o procurou em Brasília para pedir que o Governo Federal incluísse o prolongamento da Avenida Litorânea nas obras do PAC. Lula, entretanto, deu uma negativa à proposta do governador, alegando que os investimentos do programa federal já estavam fechados.
Veja mais: Vídeo: Camarão é barrado no palanque de Lula durante visita do presidente a SL
Porém, segundo Lula, dois dias depois de dizer não a Brandão, ele foi tomar um café na casa do ex-presidente José Sarney e lá ouviu do maranhense um ‘pedido’ para que ele fizesse a obra de prolongamento da Avenida Litorânea, conforme o governador Carlos Brandão havia solicitado.
“Quando eu fui cumprimentar o sarney, a primeira coisa que ele falou foi ‘presidente atende o Brandão naquela obra da Litorânea’. Aí eu falei ‘eu posso ter coragem de negar pro Brandão, mas negar pro Sarney, eu não vou negar'”, disse Lula. Veja o vídeo:
A revelação de Lula, além de deixar o governador Carlos Brandão visivelmente constrangido, fez muitos políticos e lideranças da esquerda, presentes no ato na Avenida Litorânea a aplaudir José Sarney, considerado por essas lideranças como adversário e responsável pelas mazelas pelas quais o Maranhão sofre. Além disso, com a fala, Lula também deixou claro que a sua relação com Sarney vai além de amizade e que, um pedido do ex-presidente não é apenas um pedido, é uma ordem.
Logo após o ato na Avenida Litorânea, Lula foi direto à residência de Sarney vê-lo, como de costume todas as vezes que vem ao estado (veja fotos abaixo). Segundo Lula, ele não pode vir ao Maranhão sem deixar de visitar o Sarney e dona Marly Sarney.
Tags: brandão, litorânea, Lula, Maranhão, Política, São Luís, Sarney