Para começar 2024: Lula precisa definir substituto de Flávio Dino e controlar embates com Congresso Nacional

Quando retornar de recesso para iniciar os trabalhos em Brasília, um dos compromissos do presidente Lula é  definir um substituto para Flávio Dino no Ministério da Justiça, além de uma possível reforma em outros ministérios e a negociação de pautas econômicas. A expectativa entre auxiliares de Lula é que ele não tenha reuniões de trabalho no Planalto esta semana.

Além da definição do substituto para Flávio Dino, o presidente Lula precisa lidar com embates no Congresso Nacional, depois que o governo anunciou uma medida provisória que propõe retomar a tributação da folha de pagamento dos 17 setores que mais empregam no país.

Na próxima segunda-feira , os ataques antidemocráticos do 8 de janeiro completarão um ano. Neste contexto, Lula fará um evento com o objetivo de, segundo o próprio, “lembrar o povo que houve uma tentativa de golpe, que foi debelado pela democracia deste país”. O ato contará com a presença de governadores, parlamentares e empresários.

A indicação de Dino ao STF, as eleições municipais e insatisfações com integrantes do primeiro escalão do governo também pressionam o presidente Lula a antecipar as discussões sobre uma possível reforma ministerial, já no início de 2024.

Tags: congresso nacional, Flávio Dino, Lula, Ministério da Justiça, Presidente Lula