‘Não há nada que possa me ligar aos golpistas’, diz Ibaneis após operação da PF

Alvo da Polícia Federal nesta sexta-feira (20/01), o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), usou as redes sociais para negar relação com os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, em 08 de janeiro. 

“Não há nada que possa me ligar aos golpistas que atacaram os Três Poderes. Eu sempre me comportei de modo a colaborar com as investigações e mantenho a mesma postura. Cheguei a fazer um depoimento espontâneo à Polícia Federal, mostrando que não há o que temer”, escreveu o emedebista.

Ibaneis foi afastado por 90 dias do governo por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, referendada pelo plenário da Corte. Nesta sexta (20), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços ligados ao governador: na casa dele, no Palácio do Buriti e no escritório de advocacia de Ibaneis.

Reeleito nas eleições de 2022, o governador afastado disse acreditar ter havido sabotagem de policiais militares durante os atos de vandalismo que depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do STF. Por meio dos advogados que o representam, Alberto Toron e Cléber Lopes, Ibaneis alega ter recebido informações incorretas sobre as ações de segurança na Esplanada dos Ministérios.

“O desenvolvimento das investigações tem, a cada dia, revelado e trazido fatos novos, que indicam uma espécie de sabotagem na ação de policiais militares. Indicam também que ele teve informações erradas e falseadas e que, portanto, não se pode dizer, de maneira nenhuma, que estivesse conluiado com o movimento que se deu no último domingo (08/01)”, afirmaram os advogados na ocasião.

FONTE: R7

IMAGEM: Renato Alves/Agência Brasília

Tags: brasília, buscas, governador