O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu trocar o comando do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5), o político anunciou a exoneração de Glauco Wamburg, que ocupava a presidência de forma interina, e a nomeação de Alessandro Antônio Stefanutto para o cargo.

Stefanutto possui bacharelado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é mestre em sistemas de previdência social pela Universidade espanhola de Alcalá. Desde 2000 ocupava o cargo de procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e, em 2022, participou da equipe de transição do governo para assuntos da previdência.

Stefanutto também já ocupou o cargo de chefia da Procuradoria Federal Especializada do INSS e, em março deste ano, foi nomeado como diretor de Orçamento, Finanças e Logística do órgão. Agora, ele assume a presidência do INSS com o desafio de reduzir a fila de cerca de 1 milhão de brasileiros que aguardam perícias médicas.

Fonte: SBT News

Tags: Alessandro Stefanutto, INSS, Lula