Lula é aprovado por 38% dos brasileiros e reprovado por 29%, diz Datafolha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao terceiro mês de mandato com aprovação de 38% dos brasileiros, e reprovação de 29%. É o que indica a pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (1º), que aponta popularidade inferior à registrada nas outras duas passagens do político pelo Palácio do Planalto – acima de 40%.

No geral, Lula é mais bem avaliado ou recebe menos reprovação pelos nordestinos: 53% o consideram ótimo ou bom. A rejeição também é menor entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (21%) e entre jovens de 16 a 24 anos (17%). Já no Sul, o petista tem apenas 29% de aprovação e 30% entre os mais ricos.

Em relação às expectativas, a maior parte (51%) dos 2.018 entrevistados consideram que Lula fez menos do que poderia nos três primeiros meses de governo, enquanto 18% acreditam que o político fez mais do que o esperado. Ao todo, 50% dos brasileiros acreditam que o petista fará um governo bom ou ótimo, ante 21% que esperam algo ruim.

Segundo o Datafolha, os dados mostram que a aprovação de Lula é similar à do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No mesmo período analisado, Bolsonaro marcava 30% de avaliação ruim ou péssima e marcava 32% de aprovação. 

Fonte: SBT News

Tags: aprovação, Brasil, datafolha, pesquisa, Presidente Lula