O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quarta-feira (1), da abertura dos trabalhos do Judiciário, coordenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia, programada para às 10h, também irá marcar a reconstrução do plenário, depredado por golpistas que invadiram o local no dia 8 de janeiro.
Na quinta-feira (2), os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representarão o presidente na retomada dos trabalhos do Legislativo, no Congresso Nacional. Apesar dos senadores e deputados eleitos tomarem posse hoje, os trabalhos começam definitivamente apenas no dia seguinte.
No dia, Rui Costa será o responsável por entregar a mensagem presidencial. O documento, que traz um balanço das últimas atividades e as prioridades para o ano, será lido pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, que será definido ainda hoje.
A presença do presidente da República na cerimônia de abertura do ano legislativo não é obrigatória, mas é vista como uma oportunidade de deferência aos congressistas. Todos o últimos mandatários que se ausentaram, como Jair Bolsonaro (PL) – em duas ocasiões – e Michel Temer (PMDB) – em todas – , foram representados por ministros.
Fonte: SBT News
Tags: abertura, Acompanha, Alexandre Padilha, congresso nacional, judiciário, legislativo, Lula, ministros, rui costa