Juíza Hardt reassume a Lava Jato após afastamento de Appio

A juíza federel Gabriela Hardt reassumiu, nesta terça-feira (23), os processos da Operação Lava Jato, em Curitiba. Com o afastamento cautelar do juiz Eduardo Appio, titular da 13ª Vara Federal na capital paranaense, ela retoma o posto deixado em 2018 pelo senador Sérgio Modo (União-PR), que foi o primeiro magistrado a conduzir os casos do escândalo Petrobrás.

Appio assumiu em fevereiro os processos da Lava Jato, ao ocupar a cadeira de titular da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba – vaga pelo então juiz Luiz Antonio Bonat. Nesta segunda-feira (22), a maioria dos desembargados da Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu afastar cautelarmente o juiz.

Ele foi alvo de uma apuração da Corregedoria Regional do TRF-4 e é suspeito de ter tentado intimidar ou ameaçar o filho do desembargador Marcello Malucelli, do tribunal, em uma ligação telefônica em abril.

Malucelli era relator de um processo da Lava Jato no TRF-4 – que é a segunda instância da Justiça Federal de Curitiba – e determinou a prisão de um desafeto de Moro, o operador financeiro Rodrigo Tacla Duran, que havia sido liberado por Appio da ordem de prisão que pesava contra ele desde 2017.

Appio acusou Malucelli de suspeição, por seu filho, o advogado João Malucelli, ser ligado ao ex-juiz Sérgio Moro. Ele atua no escritório da família Moro, em Curitiba.

Desde que assumiu a 13ª Vara, o juiz afastado assumiu papel de revisionista do que chama de “desvios” processuais da Lava Jato. Reverteu decisões importantes de Moro, endureceu as penas de delatores entre outras. O juiz tem que apresentar sua defesa em 15 dias. Ele já tem advogado atuando no processo no TRF-4.

Fonte: SBT News

Tags: afastamento, Eduardo Appio, Hardt, juíza, lava jato