Governo articula indicação do relator da reforma tributária no Senado

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) articula nesta semana a indicação do relator da reforma tributária no Senado. O chefe do Executivo pretende conversar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre o assunto.

Os favoritos do governo para assumir a tarefa são: Otto Alencar (PSD-BA), Eduardo Braga (MDB-AM) e Davi Alcolumbre (União-AP). Correm por fora os nomes dos senadores Weverton (PDT-MA) e Efraim Filho (União-PB).

O SBT News apurou que o ministro Fernando Haddad solicitou encontro com Pacheco para discutir o assunto. A reunião deve ocorrer na terça-feira (11) na Residência Oficial do Senado.

O governo espera começar a discussão da proposta o quanto antes para aproveitar o bom momento pós-aprovação do texto na Câmara.

A equipe econômica calcula que os senadores devem concluir a votação da reforma em plenário até setembro. Como deve haver mudanças, o texto precisa voltar à Câmara para mais uma análise dos deputados.

Dentre os nomes cotados, os senadores Eduardo Braga e Otto Alencar são os favoritos do Planalto pela proximidade política e por defenderem a retomada de incentivos fiscais para montadoras das regiões Norte e Nordeste.

Um destaque sugerido pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, propôs retirar a prorrogação de benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do Norte e Nordeste e para plantas automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste até dezembro de 2032. 

Por 1 voto a menos do que o necessário para manter o texto, o destaque – trecho votado separadamente – foi aprovado. Outros 166 deputados votaram contra e cinco se abstiveram. Com isso, o trecho que indicava a prorrogação dos benefícios foi retirado da reforma tributária. O Planalto pretende retomar o item na proposta.

Fonte: SBT News

Tags: Governo, indicação, reforma tributária, relator