A deputada estadual Iracema Vale (PSB) foi reeleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão para os próximos dois anos.
A votação ocorreu na tarde desta quarta-feira (16), durante sessão preparatória no Plenário Nagib Haickel, em São Luís.
Nos dois turnos da eleição, Iracema Vale e o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) empataram, recebendo 21 votos cada.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Porém, de acordo com o regimento interno da casa, em caso de igualdade de votos no segundo turno, a vitória é dada ao candidato mais velho. Iracema Vale tem 56 anos, enquanto Othelino Neto tem 49.
Após a derrota, o deputado fez críticas à relação do Governo do Estado com o Poder Legislativo.
“Tenho sentimento de alegria, de vitória para quem disputa uma eleição contra os leões. Eu acho que o resultado de hoje é apenas um sinal, pois o povo do Maranhão vai mostrar o caminho da rua para o governador”, afirmou Othelino Neto.
Em entrevista coletiva, Iracema Vale agradeceu à vitória e ressaltou sua trajetória como deputada estadual.
Creio que fui muito bem, para uma mulher que veio do interior e conquistou a Assembleia no primeiro mandato. Eu trabalho com a verdade, sem hipocrisia e com promessas concretas, então isso pesa muito na hora das articulações. E eu fiquei feliz que 21 deputados aprovaram o resultado dos meus dois anos de trabalho”.
Mesa Diretora
A Mesa Diretora, que inclui a presidência, compõe a cúpula da Assembleia Legislativa, sendo responsável por todas as decisões administrativas da casa.
A votação da Mesa Diretora ocorreu de forma secreta, por meio de cédula depositada em urna única.
A sessão foi conduzida pelo membro mais antigo da Casa, o deputado Arnaldo Melo (PP), que também foi o primeiro a votar.
Além de Iracema Vale, os seguintes deputados da chapa “União e Continuidade” foram eleitos para a Mesa Diretora da Alema, com 40 votos:
- Antônio Pereira (PSB) — Primeiro vice-presidente
- Fabiana Vilar (PL) — Segunda vice-presidente
- Hemetério Weba (PP) — Terceiro vice-presidente
- Andreia Martins (PSB) — Quarta vice-presidente
- Davi Brandão (PSB) — Primeiro secretário
- Glalbert Cutrim (PDT) — Segundo secretário
- Osmar Filho (PDT) — Terceiro secretário
- Guilherme Paz (Patriotas) — Quarto secretário