Dilma tem primeiro dia de trabalho à frente do Banco dos Brics, na China

A ex-presidente Dilma Rousseff começou, nesta terça-feira (28), seu primeiro dia de mandato como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco dos Brics, sediado em Xangai, na China. 

Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma foi eleita de forma unânime pelo conselho do banco, formado por ministros da Fazenda da China, Rússia, África do Sul, Brasil e Índia (países que compõem o grupo de desenvolvimento econômico Brics). Ela sucede o também brasileiro Marcos Troyjo, indicado à presidência do banco do Brics em 2020 por Jair Bolsonaro.

A estreia de Dilma à frente da instituição responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países do Brics foi comemorada pelo NBD, que compartilhou fotos da chegada da atual presidente na sede banco, e participando da primeira reunião no cargo. 

“Sua Excelência a Sra. Dilma Rousseff, a recém-eleita Presidente do NDB, iniciou seu primeiro dia de mandato na Sede do NDB em Xangai, China.”, publicou o NBD.

A cerimônia de posse de Dilma, marcada para acontecer nesta terça-feira (28), foi adiada com o cancelamento da viagem de Lula à China. O ato simbólico ficará só para quando o presidente brasileiro estiver presente.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, brics, Dilma, Política