Deputado do PL assume presidência da Frente Parlamentar do Empreendedorismo

O deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) assumiu, nesta semana, o cargo de presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). Ele substituiu Marco Bertaiolli (PSD-SP).

O integrante do PL tomou posse na noite da última terça-feira (11), durante evento, em Brasília, de troca dos integrantes da diretoria executiva da FPE. O deputado Zé Neto (PT-BA) assumiu o cargo de 1º vice-presidente, e a senadora Professora Dorinha (União-TO), de 2ª vice.

Já o senador Espiridião Amin (PP-SC) é agora o coordenador político no Senado, o deputado Sidney Leite (PSD-AM), coordenador político, e Vitor Lupi (PSDB-SP) e Danilo Forte (União-CE), secretários.

A FPE defini-se como “uma associação civil suprapartidária, sem fins lucrativos, de parlamentares do Congresso Nacional, que busca atingir o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio da melhoria do ambiente de negócios e de uma maior segurança jurídica para o empreendedor”.

“Talvez dentre as três frentes mais prestigiadas dessa Brasília, está a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e que completa dois anos agora. Então, meu muito obrigado a todo o trabalho, todo o empenho, toda a competência do Marco Bertaiolli, que nos trouxe até aqui. O que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, porque continuar um barco que está navegando bem não é fácil”, disse Joaquim Passarinho em discurso no evento de terça-feira.

Em comunicado, a FPE ressalta que, desde fevereiro, a associação “fez 20 reuniões-almoço com temas importantes para as votações no Congresso Nacional”. “Entre a lista de convidados, a Frente recebeu o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet”.
Além dos encontros na sede, explica, “a FPE também se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber”.

Veja a seguir os perfis dos novos integrantes da diretoria, conforme divulgado pelo FPE:

Presidente Joaquim Passarinho (PL-PA)

Joaquim Passarinho é formado em arquitetura e começou cedo na vida política, elegendo-se vereador por Belém, capital do Pará, em 1988. Depois foi eleito deputado estadual por dois mandatos, de 2003 a 2010. Também foi secretário estadual de Obras Públicas do Pará, de 2002 a 2003 e de 2011 a 2014. Concorreu e foi eleito deputado federal em 2014, sendo reeleito até a atual legislatura. Em 2022, Passarinho recebeu mais de 120 mil votos.

1° Vice-presidente Zé Neto (PT-BA)

Zé Neto é formado em direito e começou a vida política na universidade. No ano 2000 foi eleito vereador com mais votos no município. Em 2002, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2006, em 2010 e em 2014. Já em 2018, Zé Neto recebeu mais de 100 mil votos para representar o Estado da Bahia, em Brasília, sendo o vice-líder do partido na Câmara. Em 2022, Zé Neto foi reeleito com mais de 120 mil votos.

2ª Vice-presidente Profª Dorinha (UNIÃO-TO)

Professora Dorinha é formada em pedagogia e começou a vida política entre 1998 e 2009 como Secretária de Educação e Cultura do Tocantins. Foi eleita deputada federal pelo estado em 2010 e reeleita em 2014 e 2018. Em 2022, foi eleita como senadora com mais de 300 mil votos.

Coordenador Político no Senado Esperidião Amin (PP-SC)

Esperidião Amin é formado em administração e direito e começou a vida política em 1964, quando ajudou a fundar o Partido Universitário Catarinense. Foi prefeito de Florianópolis duas vezes e eleito governador de Santa Catarina por duas vezes, sendo o mais novo governador brasileiro a assumir o cargo em 1982. Em 2018, Amin foi eleito para o Senado Federal com mais de 1 milhão e 200 mil votos.

Coordenador Político na Câmara Sidney Leite (PSD/AM)

Sidney Leite é formado em jornalismo e começou a vida política em 1993, época em que acumulava as funções de vice-prefeito de Maués e de secretário municipal de Educação. Foi prefeito de Maués duas vezes e presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM). Em 2010 foi eleito como deputado estadual com mais de 30 mil votos e reeleito em 2014. Concorreu às eleições para a Câmara dos Deputados em 2018 e foi eleito com 77.458 votos e foi reeleito em 2022 com mais de 100 mil.

Secretário Vitor Lippi (PSDB-SP)

Vitor Lippi é formado em medicina e começou a vida política em 1995 quando foi Secretário de Saúde de Sorocaba. Em 2005 foi eleito prefeito, cargo que ocupou por 8 anos. Nas eleições de 2014 foi candidato a deputado federal, sendo o segundo deputado mais votado da história de Sorocaba, com mais de 100 mil votos. Em 2022, Lippi foi reeleito com 106.661 votos.

Secretário Danilo Forte (União-CE)

Danilo Forte é formado em direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi presidente da Funasa de 2007 a março de 2010, desenvolvendo importantes ações de saneamento, abastecimento de água, construção de aterros sanitários e casas de alvenaria para o controle da Doença de Chagas, em benefício dos municípios com até 50 mil habitantes, em que se concentra a população mais carente do Brasil. Atualmente, está em seu quarto mandato como deputado federal pelo Ceará eleito com mais de 80 mil votos em 2022.

Fonte: SBT News

Tags: deputado, empreendedorismo, Frente Parlamentar