Debandada do União traz nova crise para Lula após viagem à China

O movimento que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e outros cinco deputados fizeram para deixar o União Brasil pode trazer uma nova dor de cabeça para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em viagem à China, iniciada nesta terça-feira (11), a expectativa é de que o presidente discuta o futuro do ministério. 

Em declarações recentes, o presidente da sigla, Luciano Bivar, marcou posição e disse que o Ministério do Turismo é uma concessão ao partido. Ele também quer que haja uma substituição, por um novo nome do União. O partido ainda não se manifestou publicamente a respeito do tema.

Além do pedido de Bivar, há o fato de que Daniela Carneiro é casada com um aliado de Lula, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho – que também era do União Brasil, mas mudou de partido e optou pelo Republicanos. No período de campanha de Lula, Waguinho fez palanque para o petista no 2º turno das eleições. 

No último pleito, o União Brasil elegeu 59 deputados – entre eles a ministra Daniela Carneiro. Com o movimento, solicitado junto ao Tribunal Superior Eleitoral, a base do partido pode reduzir para 53 parlamentares. Além da ministra, pediram o abandono da sigla os deputados: Chiquinho Brazão, Danielle Cunha, Rogério Júnior, Ricardo Martins David e Marcos Bezerra – todos são do Rio de Janeiro.

O TSE ainda vai analisar os pedidos, mas confirmou à reportagem ter recebido todas as solicitações. Nos pedidos de desfiliação, os parlamentares argumentaram sofrer “assédio” da liderança do partido.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, crise, Lula, Política, união