CPI para investigar ações do MST deve ser instalada nesta semana, diz Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, nessa segunda-feira (24), que a Casa deve instalar ainda nesta semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as ações do grupo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O requerimento já acumula 172 assinaturas, mais do que o necessário.

O avanço da CPI acontece em meio ao “Abril Vermelho”, mês no qual o MST relembra o massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em abril de 1996. O movimento já resultou em dezenas de ocupações de terra, sendo as últimas em três fazendas na Bahia. O grupo alega que os proprietários não cumprem com a função social do terreno.

Além das ações do MST, Lira disse que outras duas CPIs devem ser implementadas na Câmara nesta semana para apurar a inconsistências contábeis das Lojas Americanas e a manipulação de resultados de partidas de futebol. O deputado afirmou ainda que vai trabalhar para que a instalação da Comissão para investigar os atos de 8 de janeiro não atrapalhe as pautas na Casa.

“Esperamos que se houver instalação ela cumpra seu papel. Há muita expectativa com relação a ela e que ela cumpra o papel de investigar realmente o que houve para que a gente possa trabalhar com ela funcionando. A CPI é um instrumento de minorias. Se ela acontecer, que aconteça, mas o que nós vamos prezar é pela continuidade da pauta”, disse.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, congresso nacional, cpi, investigações, lira, mst, Política