Coordenador da 1ª campanha de Lula, Wladimir Pomar, morre aos 86

Morreu na madrugada desta sexta-feira (09), o jornalista, escritor e militante, Wladimir Pomar, aos 86 anos. Ele foi responsável pela coordenação da 1ª campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1989. A morte foi confirmada por seu filho, Valter Pomar.

Wladiminir Pomar nasceu em Belém, no Pará, em 1936. Aos 13 anos, se tornou militante do Partido Comunista, tendo atuado no movimento estudantil e no movimento sindical metalúrgico. Foi preso durante a ditadura militar no Brasil e atuou clandestinamente até a extinção do AI-5, em 1978. Também foi autor de vários livros a história da China, do Brasil e da esquerda brasileira, como O Enigma chinês: capitalismo e socialismo (Alpha Ômega), Quase Lá – Lula, o Susto das Elites e A Dialética da História.

Seu pai, Pedro Pomar, fundou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e foi assassinado em um episódio no período ditatorial conhecido como Chacina da Lapa, em 16 de dezembro 1976, durante reunião com comitê do partido.

Por suas redes sociais, Lula lamentou a a morte do escritor. “Wladimir Pomar foi um militante e um intelectual valoroso do Partido Comunista do Brasil e do Partido dos Trabalhadores. Lutou pelas causas sociais durante toda a sua vida, enfrentando a ditadura e a repressão em diferentes momentos da história do Brasil”.

Pomar deixa 4 bisnetos e 3 bisnetas, 7 netos e 4 netas, 3 filhos e sua esposa, Rachel.

Tags: Lula, Wladimir Pomar