A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei que proíbe a importação de resíduos sólidos, como papel, plástico, vidro e metal. A proposta, relatada pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos e agora segue para análise no plenário do Senado.
De acordo com a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o Brasil recicla apenas 4% dos resíduos que gera, apesar de importar toneladas de materiais recicláveis.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
Para Weverton Rocha, a iniciativa pode impulsionar a economia circular e fortalecer o papel dos catadores brasileiros na cadeia de reciclagem. “O fortalecimento da cadeia de reciclagem envolve reconhecer o benefício socioeconômico da atuação dos catadores, criar empregos e reduzir custos de produção da indústria, enquanto se aproveita a imensa quantidade de resíduos sólidos gerados, que atualmente são desperdiçados em aterros e lixões ou sequer coletados nos municípios”, afirmou o senador.
A proposta busca ampliar o aproveitamento de resíduos sólidos produzidos no Brasil, contribuindo para a sustentabilidade e para a geração de empregos no setor de reciclagem.