Câmara de São Luís suspende votação para aprovar LOA 2024

Mais uma vez a sessão extraordinária que apreciaria a Lei Orçamentária Anual foi suspensa. A votação, anteriormente marcada para ocorrer nesta terça-feira (16), no plenário Simão Estácio da Silveira, foi suspensa pela Câmara de Vereadores, em cumprimento da decisão judicial em favor da Prefeitura de São Luís.

A informação foi confirmada pelo parlamento municipal em postagem no Instagram.

No recurso ao TJ-MA, a Prefeitura de São Luís aponta a tentativa da Câmara de driblar o veredito do tribunal, além de apontar a ausência de fundamentação para realização da sessão extraordinária que anulou a votação anterior à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a impossibilidade legal para revogação da norma, já em vigor, por decreto legislativo.

O imbróglio começou após a Câmara ter vetado e alterado a redação originária da LDO, apresentada pela prefeitura de São Luís e que estabelecia a permissão de abertura de créditos suplementares até o limite de 25% do total geral do orçamento, sem essa autorização.

Vale pontuar que a LDO estabelece as regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte e já havia sido aprovada em outubro de 2023. Contudo, o prefeito Eduardo Braide conseguiu a suspensão liminar após ingressar na Justiça contra a votação, que teria ocorrido de maneira incorreta – deveria se nominalmente e não em bloco.

Tags: Câmara de São Luís, eduardo braide, Prefeitura de São Luís, São Luís