Bolsonaro diz que Cid tinha autonomia e que legislação sobre joias é “confusa”

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, em entrevista ao Estadão, na tarde desta sexta-feira (18), que seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid tinha “autonomia” e que “o tempo deve clarear” o que ocorreu. 

A declaração ocorre um dia depois da publicação da reportagem da revista Veja, na qual o advogado do militar afirmou que Cid agiu a mando do ex-presidente no caso da venda de joias investigado pela Polícia Federal. 

Bolsonaro também disse que a legislação sobre o assunto é “confusa” e que outros presidentes da República tiveram o mesmo “poblema”. 

O ex-presidente citou portaria publicada em 2018 pela Secretaria-Geral da Presidência, ainda no governo Michel Temer. O texto define condecorações, vestuários, artigos de toalete, roupas de casa, perecíveis, artigos de escritório, joias, semijoias e bijuteria como itens personalíssimos e estabelece que tais presentes não precisam ser incorporados ao acervo patrimonial da Presidência, ou seja, poderiam ser incorporados ao acervo privado.

A portaria, no entanto, foi revogada em 2021, durante o governo de Bolsonaro. Com a mudança, o texto perdeu o efeito. A decisão foi citada por Bolsonaro na entrevista: “Foi o meu governo que revogou a portaria. Se eu tivesse intenção outras, não teria revogado”, disse.

Sobre a quebra dos sigilos bancários – dele e de Michelle Bolsonaro -, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes na quinta-feira (17), o ex-presidente disse que espera “clarear o mais rápido possível” o caso das joias.

Fonte: SBT News

Tags: bolsonaro, joias, legislação