Depois da leva de dispensas no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou novos militares para ocuparem cargos de especialista, secretário, supervisor e assistente na segurança da Presidência.
Ao todo, pelo menos 121 postos serão ocupados depois das últimas dispensas. Entre as trocas feitas nestes mês, estavam nomes do alto escalão, como o do secretário-executivo do GSI Carlos José Russo Assumpção Penteado, substituído pelo general Ricardo José Nigri.
As ações ocorrem em meio à desconfiança de Lula com a segurança do Palácio do Planalto. Isso porque, segundo o presidente, alguns policiais militares e integrantes das Forças Armadas foram coniventes com as invasões às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, gerando insegurança no gabinete presidencial.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o órgão do governo brasileiro responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República no assessoramento em assuntos de segurança.
As nomeações foram publicadas em portarias no Diário Oficial da União desta seguda-feira (30).
Fonte: SBT News
Tags: Diário Oficial da União, LulaGabinete de Segurança Instituticional, nomeações, Palácio do Planalto, Segurança Presidência