Alckmin avalia 2023: “juros, câmbio, e desemprego caíram” e “PIB e bolsa subiram”

Em entrevista coletiva concedida neste domingo (31.dez), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, avaliou 2023 como um ano positivo para o governo e para o Brasil.

“Acho que foi um ano bom, realisticamente, um ano bom. Se a gente for verificar, nós temos fatores relevantes. Como se comportou o câmbio? Quando (o país) vai mal, ele dispara, mas ele caiu de 5,4 para 4,9 a 4,8. O risco Brasil caiu de 254 para 137, despencou. Os juros estão em queda, continua alto, mas está caindo 0,5% a cada Copom. O desemprego caiu, estamos com o menor desemprego desde 2015, 7,5%. A bolsa subiu, chegamos aí a 134 mil pontos. O PIB bateu em quase 3%”, disse o vice-presidente.

Ele também avaliou o resultado das exportações no país, que serão fechados nos próximos dias. Segundo Alckmin, o Brasil as vendas para outros países deve registrar recorde, com crescimento de 9% frente a 2022.

“As exportações nós devemos fechar o número nos próximos dias, ela deve ser recorde. E veja, não é fácil. O comércio mundial caiu e o Brasil deve crescer 9% em volume. Nós batemos recorde de exportação mesmo com o mundo mais devagar e com o preço de commodities em queda”, explicou.

Geraldo também fez elogios ao presidente Lula. Segundo o vice, o chefe está sendo “muito fiel” com o povo, por fazer o Brasil se desenvolver de forma “inclusiva”.

O Bolsa Família foi ampliado, para crianças de zero a seis anos de idade, (Lula) ampliou o salário mínimo com ganho real, retomou o Minha Casa Minha Vida, o SUS. Então o governo foi inclusivo e com estabilidade. Com inflação em queda, a inflação que estava 5,6% veio para 4,7%, está dentro da meta e desenvolvimento com sustentabilidade. O desmatamento na Amazônia caiu mais de 40%”, disse Geraldo.

 

Fonte: SBT News

Tags: desemprego, Economia, juros, Política