Vídeo: Mulher é jogada ao chão durante abordagem policial em Codó

Um caso de agressão policial durante uma abordagem da Polícia Militar foi registrado por câmeras de segurança de uma residência no dia 19 de dezembro, na cidade de Codó, município que fica a 308 quilômetros de São Luís. O vídeo foi divulgado nas redes sociais neste sábado (23) e mostra toda ação policial.

A agressão, aparentemente sem qualquer motivação, aconteceu após a vítima ter recusado ir embora do local. Na gravação, é possível ouvir o policial militar dizer que a mulher precisava ir para casa, caso contrário seria presa. Ao ser questionado, o militar aumenta o tom de voz e faz novas ameaças. “Eu vou te conduzir se você não for embora”. (Veja o vídeo abaixo)

Após dizer para o policial abaixar o tom de voz e parar de apontar o dedo em tom de ameaça, a mulher foi agarrada e jogada no chão. O policial ainda monta em cima da vítima, que grita ao ser agredida. Nesse momento, outro PM se aproxima e ajuda o companheiro. Os dois começam a arrastar a mulher pelos braços em direção à viatura.

Um terceiro policial desce da viatura e a mulher é colocada dentro do veículo e levada até a delegacia. Toda a ação foi registrada pela câmera de segurança.

Em nota enviada ao Difusora ON, a Polícia Militar disse que a viatura esteve no local após denúncias relacionadas à perturbação da ordem pública.

Segundo a versão da polícia, a mulher foi detida por perturbação do sossego público, desacato a autoridade, desobediência e resistência, após não cumprir a uma ordem legal para reduzir o volume do som e promover tumulto na proximidade da residência e de seus vizinhos.

A nota diz ainda que foi aberto um procedimento investigativo para apurar as possíveis responsabilidades legais na conduta dos policiais em relação às denúncias de uso excessivo da força e demais acusações sobre a abordagem.

Tags: agressão, briga, briga entre vizinhos, Desentendimento, PM