Suspeitos de desvio de energia elétrica são presos no Maranhão

Cinco donos de indústrias de cerâmica foram presos em flagrante na manhã do último sábado (11), por suspeita de desvio de energia elétrica. As prisões foram realizadas dentro da operação “AT (“Alta Tensão”), da Polícia Civil.

Durante 4 meses, a ação investigou os furtos mediante fraude em unidades consumidoras de alta tensão.

No último sábado, a polícia cumpriu 8 mandados de busca e apreensão em cinco municípios: Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Rosário. Como alvo, a operação tinha indústrias do ramo de cerâmicas.

Os investigados são suspeitos de desviar 100% de energia elétrica consumida pelas indústrias através da manipulação do sistema de medição de energia.

Ainda segundo informações policiais, os primeiros sinais de fraude foram detectados pela Equatorial Maranhão, que percebeu variação no consumo de energia das indústrias através de telemedição remota.

A Equatorial percebeu a variação, em particular, durante os finais de semana – quando não há fiscalização. Nessas oportunidades, os investigados fraudavam o sistema após o desligamento da medição remota.

Mais de 45 policiais, entre delegados, escrivães, investigadores, peritos criminais e mais de 26 técnicos eletricistas fizeram parte da operação. De acordo com a Equatorial, a empresa já sofreu prejuízo que alcança R$ 8 milhões.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações continuam para localizar outros envolvidos especialistas na instalação das fraudes.

Por José Vítor | Informações da assessoria – Polícia Civil do Maranhão

Tags: Operação policial, PC-MA, PCMA, Polícia Civil do Maranhão