Violência: Grande Ilha registra aumento de 14% em casos de mortes violentas

Dados do Painel Nacional do Ministério de Justiça e Segurança Pública apontam um crescimento de 14% no número de mortes violentas na Região Metropolitana em 2024. O relatório aponta que até o momento, São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar registraram 123 óbitos, 15 casos a mais se comparado ao período homólogo.

Conforme consta no Boletim Diário de Crimes Violentos Letais Intencionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), a capital registrou 114 mortes, representando 92,6% dos casos. O número atesta os parâmetros analisados pelo Atlas de Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que classifica São Luís como a 15ª capital mais violenta do país.

📲 Clique aqui e participe do nosso canal no Whatsapp

Os dados mostram que a cidade de São José de Ribamar teve apenas cinco mortes violentas nesse período, correspondendo a 4% do número de casos. Em seguida vem Paço do Lumiar com quatro casos (3,2%). Raposa não teve registro de mortes.

O perfil das vítimas também aparece no boletim informativo da SSP-MA. Entre as 123 pessoas mortas em 2024, 119 eram do sexo masculino, correspondendo a 96,7% das vítimas. Nesse período apenas quatro mulheres entram na estatística dos Crimes Violentos Letais Intencionais, ou seja, 3,2%.

A SSP aponta ainda que as vítimas tinham idades entre 17 e 68 anos e cerca de 94% foram mortas por arma de fogo, 4% por arma branca e os outros 2% continuam em investigação.

Tags: crimes violentos, São Luís, segurança pública