Mais de 700 policiais foram convocados para lidar com a segurança do público durante as festividades de São Pedro e São Marçal, celebradas nos dias 29 e 30 de junho. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), visando à segurança dos milhares de fiéis e brincantes de São João na capital maranhense.
Na festa de São Pedro, realizada em frente à capela de mesmo nome no bairro Madre Deus, região central da capital, 435 policiais farão o policiamento a pé durante toda a programação, que começa à noite e se estende pela madrugada. Além disso, também serão empregados 18 conjuntos de Cavalaria.
Conforme informado pela SSP, o evento ainda contará com o apoio de 16 viaturas, equipes especializadas do Batalhão de Choque (BPChoque) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), além de 18 motocicletas em patrulhamento, distribuídas entre a PRE, o Batalhão de Motopatrulhamento (1º BMT) e o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).
Para o especialista em Segurança Pública, Paulo Henrique, os policiais podem enfrentar alguns desafios quanto ao cumprimento das próprias obrigações, incluindo a euforia da população e a conduta dos oficiais.
“A distribuição do contingente de policiais é adequada. Os principais desafios enfrentados pelos policiais durante esses eventos incluem lidar com multidões, garantir a segurança em áreas abertas e manter a ordem em meio a celebrações festivas. Também é fundamental que a polícia militar atue com parcimônia, sempre evitando abuso e o uso desproporcional da força”, informou o especialista.
Já na Festa de São Marçal, realizada ao longo da avenida que leva o nome do santo no bairro João Paulo, a previsão é que cerca de 330 policiais militares estejam de prontidão. Eles ficarão posicionados ao longo da via para garantir a segurança dos participantes das centenas de apresentações dos grupos de bumba meu boi.
O patrulhamento contará com aproximadamente 60 viaturas, entre carros e motocicletas, incluindo equipes do CPM, 1º BMT, BPChoque, PRE, Rotam e Batalhão Ambiental (BPA). Além disso, serão empregados 20 conjuntos de Cavalaria para reforçar a cobertura policial.
A Secretaria de Segurança Pública afirma, ainda, que além do policiamento terrestre, helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA) darão cobertura especial aos dois dias de festa, monitorando toda a programação do alto e comunicando qualquer movimentação suspeita às equipes em solo.