Após o enterro do motorista de aplicativo Tiago Sul Leite, 35 anos, morto durante assalto no Jardim São Cristóvão, em São Luís, trabalhadores da categoria saíram em carreata na tarde desta terça (28), do cemitério Jardim da Paz para o Retorno da Cohama, que interliga as avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche. O objetivo é cobrar da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mais segurança para a categoria. A manifestação foi a segunda realizada pela categoria nesta terça-feira. A primeira aconteceu no período do meio-dia na região central da capital maranhense.
No local, os profissionais encontraram vários agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal de São Luís, que se posicionaram para tentar evitar o protesto que iria paralisar o trânsito em um dos principais pontos da cidade.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A presença dos agentes de segurança gerou tensão no local do protesto pretendido pelos motoristas de aplicativos. Após empurra-empurra, apreensão de veículos e muito bate-boca entre os dois lados, os profissionais passaram a se posicionar em vários pontos do entorno do elevado da Cohama, o que gerou congestionamento no trânsito.
“Foi um protesto envolvendo as duas categorias: Uber Carro e Uber Moto. Nós mais uma vez resolvemos nos unir em prol de melhorias. Estamos reivindicando segurança, pois, querendo ou não, afeta todos nós. Portanto, estamos pedindo que a justiça nos dê uma resposta e que os meliantes sejam presos o mais rápido possível. Justiça por Tiago”, comentou Alysson Coelho, representante da categoria em São Luís, ao Difusora News.
Após quase duas horas de protesto, os trabalhadores começaram a liberar as vias com a promessa de uma reunião entre a Polícia Militar e a categoria às 10h desta quarta-feira (29), na sede do Comando Geral, em São Luís.
Comoção e revolta
O velório de Tiago Sul Leite, realizado na sua residência, no bairro da Liberdade, foi marcado por muita comoção e revolta por parte de familiares, amigos e colegas de profissão. Após o velório, o corpo seguiu em cortejo até o cemitério do Jardim da Paz, em São José de Ribamar, onde foi enterrado.
Todo o trajeto até o local do enterro, foi acompanhado por vários motoristas de aplicativo, que mantiveram o protesto e a reivindicação pela prisão dos assaltantes que assassinaram Tiago e por mais segurança para a categoria.
O crime
Tiago Sul Leita foi assassinado na Rua Projetada, no bairro Jardim São Cristóvão, por volta das 20h, da última segunda-feira (27). O motorista teve seu carro tomado de assalto e acabou sendo morto por uma facada na região do peito, após reagir ao assalto.
O carro do motorista de aplicativo, modelo Pálio, foi abandonado horas depois no bairro Pindaí, em São José de Ribamar. Tiago Sul Leite, 35 anos, era morador do bairro Liberdade em São Luís.
Segurança
Em nota enviada ao Portal Difusora News, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) diss que segue reforçando o policiamento na Grande Ilha de São Luís e todo o Maranhão para a prevenção e repressão a crimes e esclarece que todos os casos de assaltos a motoristas de aplicativo são investigados pela Polícia Civil.
A SSP disse ainda que a Polícia Militar atua diariamente com ações ostensivas, com barreiras fixas, patrulhamento em bairros, entre outros, com o intuito de evitar ocorrências. De acordo com a Secretaria, a PM vai intensificar ainda mais essas ações em toda a região da Grande Ilha.