Com a chegada da alta temporada no estado, é esperado um aumento significativo no fluxo de visitantes nos pontos turísticos do estado, ao longo deste mês de julho. Para garantir a segurança no período, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançou nesta quarta-feira (3), a Operação Férias Seguras 2024, que será conduzida integradamente por todas as forças de segurança, com a participação de cerca de 600 policiais militares na linha de frente do trabalho preventivo e ostensivo.
No Centro Histórico, que segundo o governo do estado, já conta com policiamento ordinário intensificado e receberá este reforço até o fim do mês.
As regiões litorâneas também terão atuação especial das forças de segurança, cobrindo uma extensão costeira de cerca de 30 km, que inclui as praias da Guia, Ponta do Bonfim e Ponta d’Areia, em São Luís, estendendo-se ao longo de toda a Avenida Litorânea até as praias dos municípios de Raposa e São José de Ribamar.
Além do policiamento a pé, os policiais também atuarão em viaturas (motocicletas e carros), equipes das forças especiais também estarão atuando no período, no bojo dessa operação. As aeronaves do CTA também darão suporte ao policiamento e, sobretudo, às operações de resgate que eventualmente sejam demandadas. Inclusive, operadores aerotáticos participaram, esta semana, de treinamento intensivo para aprimorar técnicas de salvamento em água com o uso do puçá — espécie de rede presa ao helicóptero para que vítimas possam ser içadas.
Mais segurança durante as férias
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também reforçará suas atividades de prevenção. Agentes do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), por exemplo, executarão atividades de conscientização nas faixas de praia, alertando sobre áreas de risco, quais cuidados os banhistas devem tomar ao entrar no mar, entre outras dicas, para evitar acidentes. Festas que aconteçam também terão a visão especial dos bombeiros para que tudo transcorra sem intercorrências.
A Polícia Civil do Maranhão, por outro lado, intensificará a atuação em seus plantões policiais, tanto na Grande Ilha quanto no interior do estado, para garantir pleno atendimento em caso de ocorrências. Em paralelo, seguem as operações repressivas de combate à criminalidade, inclusive as que, segundo o governo, já estão em curso.
A Perícia Oficial, que contempla serviços como o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (Icrim) também reforçará o seu efetivo para atuar durante o período, assim como Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que atende a toda a demanda de emergência (por meio do 190 e 193) de São Luís e Região Metropolitana.
Tags: câmeras corporais, corpo de bombeiros, policia militar, SSP-MA