Operação do Gaeco mira membros de facção e prende suspeitos em São Luís

Um casal foi preso durante operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Maranhão na manhã desta segunda-feira (12), no bairro Nova Aurora, na região do Cohatrac. A mulher possuía um mandado de prisão preventiva, enquanto o homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo. As identidades dos suspeitos ainda não foram reveladas.  

A operação tem como alvo membros de uma facção criminosa, envolvidos em atividades ilícitas como narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos, entre outros delitos. Ao todo, 31 mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nos três estados.

Além disso, foram cumpridos mandados de prisão contra detentos que, mesmo encarcerados, continuavam a ordenar a prática de diversos crimes. Durante a operação, líderes da organização criminosa e indivíduos responsáveis pela guarda e ocultação de bens e valores também foram presos.

A ação foi realizada simultaneamente nos estados do Maranhão, Piauí e Mato Grosso e contou com o apoio dos Gaecos do Piauí e Mato Grosso, além das Polícias Civil e Militar do Maranhão e do Piauí.

O nome da operação faz referência ao fato de que um dos líderes da facção, mesmo preso em uma unidade penitenciária de São Luís, continuava a coordenar ações criminosas.

Tags: Maranhão, mato grosso, Ministério Público, piauí